13.7.12

jabuticaba

subo o pé de jabuticaba
delicada e veemente
como se subisse em silêncio
um instrumento musical
as jabuticabas que caem
então me denunciam
e Dona Gê grita da casinha
ô, menina, vem cá
eu enfio as jabuticabas nos bolsos
e trato de descer
costurando os galhos com os pés
Dona Gê cozinha o almoço
diz que aos nove já trabalhava
que o pai abria a covinha na terra
e ela atirava as sementes
uma atrás da outra
diz também que as jabuticabas
dos galhos de lá
são mais doces
que as dos galhos de cá
espalho minhas jabuticabas na mesa
elas rolam
vou mordendo, chupando,
fazendo outras perguntas
Dona Gê me prepara suco de goiaba
porque meu pai paga um
salário a seu marido
ou não será por isso
torno a meter as jabuticabas no bolso
a modo de bolinhas de gude
uma atrás da outra, elas se agitam
conforme eu corro

Nenhum comentário: